Melhores pneus para o quadro 3T RaceMax 415 & Ultra Boost – Tecnologia para Bicicletas Gravel - por Elaine Torres
- Elaine Torres
- 21 de abr.
- 7 min de leitura
Escolha certa para a sua 3T: os pneus que dominam no RaceMax 415 & Ultra Boost.

🚨Importante! 🚨
Existem duas versões do quadro RaceMax: o RaceMax 415 e o RaceMax 418. Se você não tem certeza de qual versão possui, observe o seguinte:
Design do RaceMax 415:
Todos os quadros RaceMax com a palavra EXPLORO escrita na parte de trás do tubo do selim.
Todas as edições RaceMax Italia Founder’s Edition e 60th Anniversary.
Todos os quadros RaceMax Boost (este continuará sendo RaceMax 415 também no futuro).
Design do RaceMax 418:
Todos os quadros RaceMax Italia, EXCETO as edições Founder’s Edition e 60th Anniversary.
Todos os quadros RaceMax e RaceMax Italia não elétricos vendidos em nosso site ou pela 3T aos seus revendedores a partir de agora (exceto na seção Outlet, onde os quadros RaceMax 415 são explicitamente indicados).
Precisa medir para saber:
Quadros RaceMax padrão (não RaceMax Italia ou RaceMax Boost - para esses, veja acima) com a palavra RACEMAX escrita na parte de trás do tubo do selim. Esses podem ser de qualquer versão. Você precisa medir cuidadosamente a distância entre o eixo traseiro e o movimento central (BB) para ver se o chainstay tem 414-415 mm (RaceMax 415) ou 417-418 mm (RaceMax 418).
Neste post, você encontrará as recomendações sobre os melhores pneus para o quadro 3T Racemax 415. Para o quadro RaceMax 418 (e o Exploro Ultra), consulte a página específica de recomendações de pneus. Como sempre, é importante verificar se há espaço suficiente entre o pneu e o quadro, independentemente das recomendações abaixo.

Passo 1: Determine a largura que você precisa
A largura do pneu depende das suas habilidades e do terreno onde você pedala. Você pode saber mais sobre isso no post "Guia Completo: Como Escolher o Pneu Ideal para sua Gravel Bike".
Esse post dará uma ideia, se você ainda não sabe, mas não se preocupe muito com isso. Estime da melhor forma possível, compre os pneus e, com o tempo, você aprenderá se fez a escolha certa.
De toda forma, pneus se desgastam e você poderá optar por um maior ou menor na próxima vez. Enquanto isso, aproveite o pedal! 🚴♂️
Passo 2: Qual aro você está usando?
Como a Largura Real Medida (WAM – saiba mais aqui) depende parcialmente da largura interna do aro, descubra esse número medindo-o ou consultando o site do fabricante do aro.
Isso é importante não apenas para o tamanho do pneu, mas também para o desempenho. Um pneu muito largo em um aro estreito pode ser muito flexível lateralmente, o que significa que, em curvas, a dirigibilidade pode não ser tão segura.
Portanto, ao passar de pneus de estrada (28-35 mm) para pneus de gravel (35 mm+), você pode querer um aro mais largo.
Passo 3: Encontre o pneu com o WAM e aro desejados
À medida que o WAM muda, o Raio Real Medido (RAM) também muda. Isso não é tão crítico na maioria dos casos, mas é importante em bikes de gravel aerodinâmicas bem projetadas.
Enquanto otimizamos a largura do pneu para sua aderência e resistência a furos, também otimizamos o espaço entre o pneu e o corte no tubo do selim para aerodinâmica.
Recomendamos os pneus abaixo com base em:
WAM & RAM
Perfil do pneu
Design da carcaça
Resistência ao rolamento (considerando o perfil)
Resistência a furos (considerando perfil e peso)
Aerodinâmica (essa é difícil, pois não podemos testar todos os pneus no túnel de vento)
📝Observação: Embora as medidas de WAM e RAM sejam mais precisas do que as dimensões no rótulo do pneu, ainda há variações:
A largura interna do aro é o fator mais importante, mas o formato exato do leito do aro e a profundidade dos flanges também afetam o formato e o tamanho do pneu montado.
Os pneus variam devido às condições de produção, então dois pneus de lotes diferentes podem ter tamanhos diferentes. Isso significa que o RAM de um pneu individual pode variar alguns milímetros (menos para o WAM), o que é significativo quando você está tentando criar um ajuste adequado entre o pneu e o tubo do selim.
Portanto, com WAM e RAM, chegamos mais perto de uma solução, mas ainda não estamos 100% lá.
🚨Sempre verifique se há espaço suficiente entre o pneu específico que você está usando e o quadro da sua bike, independentemente do WAM e RAM listados aqui.🚨
RECOMENDAÇÕES DE PNEUS PARA RACEMAX 415
Tabela 1. Pneus de 35-42 mm com perfil baixo (estrada oversized)
LARGURA INTERNA DO ARO | MARCA | MODELO DO PNEU | ETRTO | WAM | RAM |
19 mm | GravelKing slick | 35-622 | 37 | 352 | |
19 mm | GravelKing slick | 40-622 | 39 | 354 | |
19 mm | Pirelli | Cinturato Velo | 35-622 | 34 | 350 |
23 mm | GravelKing slick | 35-622 | 38 | 352 | |
23 mm | Pirelli | Cinturato Velo | 35-622 | 35 | 352 |
25 mm | WTB | Exposure | 36-622 | 38 | 351 |
25 mm | GravelKing slick | 35-622 | 38 | 352 | |
25 mm | Pirelli | Cinturato Velo | 35-622 | 37 | 350 |
29 mm | Pirelli | Cinturato Velo | 35-622 | 39 | 348 |
29 mm | GravelKing slick | 35-622 | 40 | 351 | |
29 mm | GravelKing slick | 40-622 | 42 | 352 |
A Tabela 1 apresenta recomendações de pneus de 35 a 42 mm com perfil baixo, ideais para quem busca uma experiência de ciclismo superior no 3T Exploro RaceMax 415.
Esses pneus, classificados como "estrada oversized", combinam a eficiência de rolamento dos pneus de estrada com a versatilidade necessária para trechos de gravel leve, maximizando o desempenho em terrenos mistos.
Modelos como o Panaracer GravelKing Slick, o Pirelli Cinturato Velo e o WTB Exposure oferecem baixa resistência ao rolamento, excelente aderência e equilíbrio entre velocidade e controle, garantindo um pedal mais eficiente e confortável.
As medidas de WAM (Largura Real Medida) e RAM (Raio Real Medido) são fornecidas para diferentes larguras internas de aro (19 mm, 23 mm, 25 mm e 29 mm), permitindo ajustes finos na pressão e no volume de ar para otimizar a pilotagem conforme as preferências do ciclista e as condições do percurso.
🚨Sempre lembrando que, mesmo com essas recomendações, é essencial verificar o espaço entre o pneu e o quadro da sua bike para garantir segurança e desempenho.
Tabela 2. Pneus de 35-42 mm com perfil específico
LARGURA INTERNA DO ARO | MARCA | MODELO DO PNEU | ETRTO | WAM | RAM |
19 mm | Schwalbe | G-One Allround | 35-622 | 36 | 351 |
19 mm | GravelKing SK | 35-622 | 38 | 353 | |
23 mm | Schwalbe | G-One Allround | 35-622 | 37 | 351 |
23 mm | GravelKing SK | 35-622 | 38 | 353 | |
25 mm | WTB | Riddler Fast light TCS | 37-622 | 39 | 352 |
25 mm | Schwalbe | G-One Allround | 35-622 | 38 | 351 |
25 mm | Schwalbe | G-One Speed TLE | 35-622 | 37 | 350 |
25 mm | Schwalbe | G-One Speed TLE | 40-622 | 40 | 354 |
25 mm | GravelKing SK | 35-622 | 38 | 351 | |
25 mm | GravelKing SK | 40-622 | 41 | 354 | |
25 mm | Pirelli | Cinturato Gravel H | 35-622 | 37 | 350 |
29 mm | Schwalbe | G-One Allround TLE | 35-622 | 39 | 348 |
29 mm | Schwalbe | G-One Speed TLE | 35-622 | 40 | 348 |
29 mm | Schwalbe | G-One Bite TLE | 40-622 | 42 | 352 |
29 mm | Schwalbe | G-One Speed TLE | 40-622 | 42 | 352 |
29 mm | GravelKing SK | 35-622 | 41 | 350 | |
29 mm | Pirelli | Cinturato Gravel H | 35-622 | 40 | 350 |
A Tabela 2 apresenta recomendações de pneus de 35 a 42 mm com perfil versátil, ideais para quem busca um equilíbrio entre aderência e rolagem eficiente no 3T Exploro RaceMax 415.
Modelos como o Schwalbe G-One Allround, Panaracer GravelKing SK e Pirelli Cinturato Gravel H oferecem excelente tração e controle, tornando-os ideais para ciclistas que alternam entre terrenos compactos e soltos.
A variação das larguras internas de aro (19 mm, 23 mm, 25 mm e 29 mm) permite ajustes na pressão e no volume de ar, impactando diretamente o conforto e a performance.
Além disso, os valores de WAM (Largura Real Medida) e RAM (Raio Real Medido) ajudam a prever o comportamento do pneu montado, auxiliando na escolha da configuração ideal para cada tipo de pedal.
🚨Lembre-se de sempre verificar o espaço entre o pneu e o quadro da sua bike para garantir segurança e evitar problemas de atrito.
Tabela 3. Pneus de 53-61 mm com perfil específico
LARGURA INTERNA DO ARO | MARCA | MODELO DO PNEU | DIMENSÃO | WAM | RAM |
19 mm | Vittoria | Barzo isotech 4c tnt | 27.5×2.25″ | 55 | 346 |
19 mm | Vittoria | Barzo isotech 4c tnt | 27.5×2.1″ | 53 | 343 |
19 mm | Schwalbe | G-One Allround TLE | 27.5×2.25″ | 58 | 343 |
23 mm | Gravel King SK | 27.5×2.1″ | 56 | 345 | |
23 mm | Vittoria | Barzo isotech 4c tnt | 27.5×2.1″ | 53 | 345 |
23 mm | Schwalbe | G-One Allround TLE | 27.5×2.25″ | 58 | 345 |
28 mm | Vittoria | Barzo isotech 4c tnt | 27.5×2.1″ | 55 | 351 |
28 mm | Schwalbe | G-One Allround TLE | 27.5×2.25″ | 61 | 352 |
28 mm | Continental | RaceKing Perform. | 27.5×2.0″ | 54 | 348 |
28 mm | Schwalbe | G-One Bite | 27.5×2.1″ | 56 | 348 |
28 mm | Gravel King SK | 27.5×2.1″ | 58 | 351 |
A Tabela 3 apresenta recomendações de pneus com largura entre 53 mm e 61 mm, ideais para maximizar o desempenho do 3T Exploro RaceMax 415.
Esses modelos oferecem um equilíbrio entre tração, conforto e eficiência, proporcionando maior estabilidade e controle em terrenos variados, desde estradas de cascalho até trilhas mais técnicas.
A variedade de marcas e modelos inclui opções como o Vittoria Barzo Isotech 4C TNT, conhecido por sua aderência confiável, e o Schwalbe G-One Allround TLE, que combina rolagem rápida com versatilidade para diferentes superfícies.
O Panaracer Gravel King SK e o Continental RaceKing Performance complementam a lista com perfis otimizados para eficiência e segurança em terrenos mistos.
A tabela também apresenta as medidas WAM (Largura Real Medida) e RAM (Raio Real Medido), que variam conforme a largura interna do aro, permitindo que ciclistas escolham a configuração ideal para otimizar o desempenho de sua bicicleta.
Agora que você sabe como escolher os pneus perfeitos para o seu 3T Exploro RaceMax 415 & Ultra Boost, explore as melhores opções e leve seu desempenho a novos níveis.
Aqui vimos as melhores recomendações, mas para encontrar esses e outros produtos de alta qualidade, basta visitar nossa loja, Labici, e aproveitar as soluções ideais para o seu pedal!
Fonte: Vroomen, G. (2022, 04 de abril). Tire recommendations for RaceMax 415 – Gravel Bike Tech. Blog oficial da 3T. Disponível em: https://blog.3t.bike/2022/04/18902/tire-recommendations-for-racemax-415-gravel-bike-tech/
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