ROLAMENTO ENDURO MAX 628 LLU (8x28x8)
Especificação: MAX
Diâmetro interno: 8 mm
Diâmetro externo: 28 mm
Largura: 8 mm
Capacidade Estática: 680 lbs
Peso: 13,0 g
A marca Enduro Bearings, fabricante de rolamentos para diversos segmentos, inclusive bicicletas, é um dos nomes mais fortes e tradicionais dessa indústria. Seus rolamentos são desenhados especificamente para atender às demandas do ciclismo e podem ser encontrados nos mais diversos componentes, como roda, movimento central, pivô da suspensão, caixa de direção, balança traseira, etc. Cada rolamento foi projetado para oferecer performance superior e valorizar cada aplicação, garantindo a eficiência e longevidade da peça.
ABEC Rating
ABEC é um padrão de tolerância dos rolamentos. Vários testes são efetuados para se chegar à determinação desse número, como, por exemplo, o teste de tolerância circular das pistas de rolamento interna e externa, o ajuste do ângulo da canaleta, a profundidade do sulco da esfera, o acabamento da superfície das pistas, a precisão na rotação radial e axial, a quantidade e o tipo de graxa aplicada, bem como o desenho e a estrutura das vedações usadas.
Há cinco classes ABEC, partindo dos que possuem menor tolerância para maior
ABEC 1 = normalmente utilizada pela indústria que possui o menor custo e menor tolerância e precisão
ABEC 3 = classe 6 - Trata-se do padrão mínimo utilizado pela Enduro Bearings
ABEC 5 = classe 5 - Também produzido pela Enduro Bearings
ABEC 7 = classe 4
ABEC 9 = classe 2
Grau da Esfera
As circunferências dos rolamentos são produzidas em função de um grau específico, que define sua tolerância geométrica (ou seja, o quão redonda essa esfera é). Quanto menor o número, maior a precisão. Uma esfera com grau 20, por exemplo, representa, na escala de circunferência, que ela é 20/1,000,000” (essa relação representa o ponto de contato entre a esfera e a pista). Enduro utiliza grau 10 para o ABEC 3, o que representa grande excelência.
Graxa
A Enduro utiliza diversos tipos de graxa dependendo da aplicação do rolamento. Sua aplicação é sempre dos dois lados do componente, objetivando oferecer lubrificação máxima. Assim, nos rolamentos para roda que contêm pouca fricção e mantêm a temperatura estável da graxa, é utilizada uma graxa diferente daquela aplicada nos rolamentos do pivô do quadro, que demanda um produto mais espesso e à prova d’água.
Tipos de Vedação
As vedações desenvolvidas pela Enduro são projetadas e testadas para atingirem o máximo em rendimento, resistência e durabilidade. São adotados 5 tipos de vedação para os diferentes tipos de rolamentos produzidos. Lembrando que todas as vedações Enduro são sempre 2RS, ou seja, há sempre 2 vedações de borracha em cada rolamento (2 Rubber Seals), independentemente de sua estrutura.
Vedação LLB:
O tipo de vedação mais comumente usado pela Enduro. Aqui há duas vedações de borracha, uma em cada lado do rolamento. Mas toma-se um passo além da vedação 2RS, desenvolvendo uma cavidade na pista interna na qual a vedação gira com maior eficiência e menor resistência à rolagem. O atrito suave proporciona maior giro do rolamento, por isso é um tipo de vedação indicado para cubos. O lábio exterior mantém água e outros tipos de contaminantes para fora, enquanto o lábio interior retém mais graxa, o que gera um funcionamento mais suave e manutenções mais espaçadas.
Vedação LLU:
Há duas vedações de borracha, uma em cada lado do rolamento. Ocorre contato completo da vedação com atrito médio/alto, e as vedações seguem emparelhadas dentro do rolamento formando um modelo tipo labirinto. Esse modelo de vedação possui maior pressão, sendo indicada para pivôs e caixas de direção, componentes que estão geralmente em contato com sujeira, suor e poeira. Em decorrência desse aumento da pressão de vedação, o modelo LLU retém até 90% da graxa aplicada, afastando umidade e lubrificando continuamente as esferas e pistas. É o rolamento Enduro mais eficiente para manter água e contaminantes afastados do rolamento.
Vedação VV:
Projetada com a intenção de obter o giro mais rápido possível, essa configuração com dois lábios não possui nenhum tipo de contato. A quantidade de graxa aplicada é grande e ela migra para a parte inferior da cavidade, formando uma barreira que impede a entrada de sujeira e outros elementos contaminantes, ao mesmo tempo em que permite a melhor rolagem com a menor resistência de todos os rolamentos da marca.
Vedação SRS:
Presente em muitos rolamentos ABEC 5, essa vedação possui um anel elástico por cima do selo e face angulada em 90º. Esse anel pode ser removido com um pequeno instrumento pontiagudo, o que propicia uma manutenção rápida e simples, podendo ser removidos sem riscos de danos mesmo quando estiver sendo efetuada a lubrificação. Sua rolagem e velocidade são baixas, mas possuem efetiva barreira de proteção contra sujeira e água.