MOVIMENTO CENTRAL ENDURO TORQTITE XD-15 BB86/92 x 24mm BLACK - BKC-0861

Código: LS-1370 Marca:
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MOVIMENTO CENTRAL ENDURO TORQTITE XD-15 BB86/92 x 24mm BLACK - BKC-0861

 

Este movimento central Enduro Bearings foi desenvolvido para instalar pedivela de eixo de 24mm ou GXP em quadros com padrão de movimento central BB86/92.

 

Kit composto:

- 2 copos selados contendo rolamentos XD-15 

- 1 tubo de conexão e proteção contra cabos para conectar os dois copos selados

- 02 vedações metalizadas 2437 

- 4 espaçadores de nylon de 0,5mm

- 1 espaçador de alumínio de 24x1mm

- 1 espaçador de alumínio de 22x1.5mm

- 1 espaçador de alumínio GXP

- 1 espaçador de alumínio GXP para quadro

- 1 espaçador ondulado (Wave 24/0,6mm)

- 1 adaptador GXP em alumínio

- Adesivos Enduro Bearings

 

Origem: produzido na fábrica da Enduro Bearings na Califórnia-EUA

 

Ferramenta indicada para o serviço (não incluída no kit):

Para instalação e remoção dos movimentos centrais Torqtite XD-15, recomendamos a ferramenta Enduro Bearings BBT-010 ou BBT-015.

 

Rolamento XD-15

A marca Enduro Bearings é um dos nomes mais fortes e tradicionais da indústria de rolamentos para bicicleta. Desenvolveu um produto inovador, o XD-15, no qual é usado aço nitrogenado, que oferece maior resistência à corrosão e garante uma estrutura sólida, fazendo dele o rolamento de maior durabilidade do mercado. A Enduro também repensou o design do contato angular, para que o XD-15 consiga distribuir o peso de forma homogênea por uma área mais abrangente. Esses fatores combinados à precisão da usinagem da peça, deu origem a um produto de alta qualidade que roda com o mínimo de resistência. Os rolamentos de cerâmica XD-15 conseguem manter sua eficácia por um longo período  e podem ser usados em rodas, movimentos centrais e transmissões.

 

Torqtite

O sistema de aperto TorqTite foi projetado pela Enduro Bearings para resolver o problemas recorrentes de aperto e barulho do sistema Press Fit. Isso significa que não há mais necessidade de aplicar cola ou fita adesiva para manter as extremidades do movimento central fixas ao quadro. 

Neste sistema exclusivo Enduro usa um copo interna com rosca dupla para apertar os copos direito e esquerdo ao mesmo tempo e de forma linear, eliminando qualquer “jogo”, eventuais desgastes na estrutura do movimento central e fricção interna no central que podem prejudicar o giro do pedal e consequentemente a potência gerada. 

 

ABEC 5 = classe 5 - Também produzido pela Enduro Bearings

 

Grau da Esfera

As circunferências dos rolamentos são produzidas em função de um grau específico, que define sua tolerância geométrica (ou seja, o quão redonda essa esfera é). Quanto menor o número, maior a precisão. Uma esfera com grau 20, por exemplo, representa, na escala de circunferência, que ela é 20/1,000,000? (essa relação representa o ponto de contato entre a esfera e a pista). Enduro utiliza grau 03 para o XD-15, o que representa grande excelência.

 

Graxa

A Enduro utiliza diversos tipos de graxa dependendo da aplicação do rolamento. Sua aplicação é sempre dos dois lados do componente, objetivando oferecer lubrificação máxima. Assim, nos rolamentos para roda que contêm pouca fricção e mantêm a temperatura estável da graxa, é utilizada uma graxa diferente daquela aplicada nos rolamentos do pivô do quadro, que demanda um produto mais espesso e à prova d’água. 

 

Tipos de Vedação

As vedações desenvolvidas pela Enduro são projetadas e testadas para atingirem o máximo em rendimento, resistência e durabilidade. São adotados 5 tipos de vedação para os diferentes tipos de rolamentos produzidos. Lembrando que todas as vedações Enduro são sempre 2RS, ou seja, há sempre 2 vedações de borracha em cada rolamento (2 Rubber Seals), independentemente de sua estrutura.

 

Vedação LLB: O tipo de vedação mais comumente usado pela Enduro. Aqui há duas vedações de borracha, uma em cada lado do rolamento. Mas toma-se um passo além da vedação 2RS, desenvolvendo uma cavidade na pista interna na qual a vedação gira com maior eficiência e menor resistência à rolagem. O atrito suave proporciona maior giro do rolamento, por isso é um tipo de vedação indicado para cubos. O lábio exterior mantém água e outros tipos de contaminantes para fora, enquanto o lábio interior retém mais graxa, o que gera um funcionamento mais suave e manutenções mais espaçadas.

 

Vedação LLU: Há duas vedações de borracha, uma em cada lado do rolamento. Ocorre contato completo da vedação com atrito médio/alto, e as vedações seguem emparelhadas dentro do rolamento formando um modelo tipo labirinto. Esse modelo de vedação possui maior pressão, sendo indicada para pivôs e caixas de direção, componentes que estão geralmente em contato com sujeira, suor e poeira. Em decorrência desse aumento da pressão de vedação, o modelo LLU retém até 90% da graxa aplicada, afastando umidade e lubrificando continuamente as esferas e pistas. É o rolamento Enduro mais eficiente para manter água e contaminantes afastados do rolamento.

 

Vedação VV: Projetada com a intenção de obter o giro mais rápido possível, essa configuração com dois lábios não possui nenhum tipo de contato. A quantidade de graxa aplicada é grande e ela migra para a parte inferior da cavidade, formando uma barreira que impede a entrada de sujeira e outros elementos contaminantes, ao mesmo tempo em que permite a melhor rolagem com a menor resistência de todos os rolamentos da marca.

 

Vedação SRS: Presente em muitos rolamentos ABEC 5, essa vedação possui um anel elástico por cima do selo e face angulada em 90º. Esse anel pode ser removido com um pequeno instrumento pontiagudo, o que propicia uma manutenção rápida e simples, podendo ser removidos sem riscos de danos mesmo quando estiver sendo efetuada a lubrificação. Sua rolagem e velocidade são baixas, mas possuem efetiva barreira de proteção contra sujeira e água. 

 

C-3 Clearance

Folga interna do rolamento, que pode ser considerada na direção radial ou axial. Os rolamentos são fabricados com uma folga interna entre esfera e pista. Esse espaço interno mínimo é necessário para permitir a expansão térmica do rolamento e leves desalinhamentos entre o anel interno e externo, produzindo efeitos em fatores como vibração e ruído. Para rolamentos de esfera, o padrão é o C-3. Existem outras classificações (C2, CN, C4, C5), todavia, oferecidas de acordo com a aplicação do rolamento, e a escolha certa desse padrão é fundamental para  sua vida útil.

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