Eddy Merckx é considerado o maior ciclista de todos os tempos. Ganhador de 5 Tours de France, 5 Giro d´Italias, 3 Campeonatos Mundiais, 7 Milan-San Remos, além de ter obtido o recorde mundial da hora. São 525 vitórias ao longo da carreira, e seu apetite voraz lhe rendeu o apelido de “O Canibal”.
Não bastasse isso, Eddy Merckx sempre foi e continua sendo obcecado por manutenção de bicicletas. Frequentemente ele parava no meio da prova apenas para fazer um ajuste mínimo na altura do canote. E mesmo assim, terminava como vencedor! Sua expertise é hoje aplicada na fabricação de bikes que carregam o nome de suas vitórias: Sallanches, San Remo, Mourenx, e outros modelos de incomparável qualidade e história.
Existem ciclistas que escrevem seu nome na história por serem os melhores sprinters. Outros quebram recordes ou colecionam vitórias em provas de contrarrelógio. E há ainda aqueles que constroem sua reputação por vencer as emocionantes Clássicas de Primavera. Mas apenas Eddy Merckx conseguiu alcançar o feito até hoje inigualável de vencer em todas essas modalidades por diversas vezes. Por isso o título de maior ciclista da história.
Durante sua carreira, que vai de 1961 a 1978, o belga ganhou 525 competições e todos os grandes títulos do ciclismo internacional. Feitos inéditos e até hoje insuperáveis, que escreveram uma história impressionante, basead em talento e determinação, em uma fonte de energia inesgotável e um desejo insaciável de vitória.
Ao parar de competir, Eddy Merckx direcionou todos os seus atributos e qualidades para a criação de sua marca de bicicletas. Fundada em 1980, a empresa vivenciou diversas fases e transformações e, nos últimos anos, passou por uma importante reorganização, e conquista atualmente destaque merecido nesse concorrido mercado. São bikes que aliam moderna tecnologia, refinada geometria, rigidez e conforto, e todas são batizadas com nomes que homenageiam os títulos de Merckx.
O responsável pelo desenvolvimento da linha de produtos é dos um dos nomes mais aclamados dessa indústria, Rolf Singerberger. O próprio Eddy Merckx até hoje participa no processo de desenvolvimentos dos modelos de ciclismo, cyclocross e gravel, contribuindo com seu profundo conhecimento e experiência para a criação de bicicletas de alta performance e que despertem nos ciclistas o mesmo prazer de pedalar que sempre impulsionou o maior ícone mundial do ciclismo.